terça-feira, 31 de maio de 2011

Marketing para salão de beleza - BY CARLA MACEDO

Não existe fidelização de clientes sem relacionamento!





Atender com excelência é algo que já não se considera um diferencial. Todo profissional de beleza que se preze está sempre se atualizando quanto às técnicas e tecnologias para deixar suas clientes cada vez mais bonitas e estilosas, portanto, como diferenciar-se e firmar seu espaço no mercado?
Estamos na era do relacionamento. Você conhece cada uma de suas clientes pelo nome? E aquela que acabou de sentar na sua cadeira e você só ouviu o nome uma vez? E a que retornou de um serviço que fez há um, dois meses.

O relacionamento com clientes deve se estender além daquelas freqüentadoras assíduas, mas também para as novas clientes, para que estas se tornem assíduas também.
Conhecê-la, lembrar de seu aniversário ou ainda reconhecer seu tempo de cliente do salão são ações básicas que todos sabem como é importante, mas poucos se organizam devidamente para fazê-lo.

Para começar, vamos entender o que quer dizer relacionamento.
Relacionamento é o ato de relacionar-se. Ato este que só acontece quando existem pelo menos duas pessoas com interesses comuns, uma pela outra, fundamentado pela confiança, ou seja, um cabeleireiro com o conhecimento técnico, a cliente com o valor monetário, o interesse e a confiança recíproca.
Um relacionamento se consolida por meio da comunicação, quero dizer, um relacionamento não se solidifica se você tem que se apresentar a pessoa todas as vezes que ela aparece, como se fosse a primeira vez, com perguntas básicas, sem se lembrar de quem ela é.
Em outras palavras, o relacionamento sólido é fundamentado por um diálogo contínuo, uma conversa que se engancha na outra, para que a cliente se sinta cada vez mais à vontade, goste de estar ali e tenha vontade de voltar. 


Atualmente existem ferramentas que gerenciam o salão e oferecem o suporte a este relacionamento por meio da gestão de informações, mas até os salões mais simples podem se organizar para registrar as informações mais importantes de cada cliente em uma planilha de Excel, uma agenda, que seja... E se disciplinar a recorrer a este material sempre que a cliente retorna, tanto para verificar os serviços realizados, mas também lembrar-se que ela tem uma filhinha que se chama Bárbara... ou ainda um cachorro Luke... ou que está prestando vestibular, ou que vai fazer uma viagem.... Enfim, qualquer informação que ela tenha compartilhado com o profissional em seu primeiro atendimento e que ficará feliz em ser reconhecida e lembrada.
É muito difícil para o ser humano recordar todas as informações, cliente a cliente, por isso é importante contar com recursos que ajudem a dar continuidade a esta conversa.
Este é o primeiro passo para fidelizar clientes, pois não existe fidelidade sem relacionamento.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Como conquistar e manter cabelos saudáveis e bonitos - BY CIDA COSTA

É importante identificar como é nosso couro cabeludo e hastes (fios). Para cada diagnose haverá um procedimento específico, que vai desde cuidados básicos de higienização como lavar e hidratar, até tratamentos elaborados com terapeuta capilar, dermatologistas e tricologistas. De acordo com a produção sebácea encontramos vários tipos de couro cabeludo, entre eles os mais comuns: alípico (com caspa seca), misto, oleoso, seborréico (com caspa úmida, crostas, etc).       

Como lavar bem os cabelos “Couro cabeludo limpo, hastes limpas”. Partindo deste princípio teremos cabelos limpos, brilhantes e saudáveis.

1º Passo: Diagnose- vamos levar em consideração a necessidade do couro cabeludo e dos fios.

2º Passo:
A escolha de um bom xampu e hidratante com o conhecimento dos ativos que vão atender a determinada necessidade.

3º Passo:
A forma correta de aplicação – não devemos aplicar o xampu diretamente na cabeça, e sim na mão; emulsionando e distribuindo uniformemente e com movimentos circulares,massageando, levando em toda extensão dos fios, delicadamente, sem atritar. O hidratante, se necessário, não deverá ir muito próximo à raiz.

4º Passo: Secar- cuidado ao retirar o excesso de água, não torcer a toalha, não atritar, porque essa agressão mecânica é nociva e dilacera as cutículas. Os secado-res não são prejudiciais se usarmos nos cabelos úmidos um hidratante termo-ativado.
Couro cabeludo oleoso e pontas secas. Um quadro bastante comum. Neste caso vamos atender primeiro a necessidade de controle da oleosidade com ativos que são: seborreguladores e anti-fúngicos, evitando assim o aparecimento deste problema e da queda de cabelos. Cabelos sensibilizados Impermeáveis- semi-permeáveis – porosos.

Neste caso é necessário a reposição de queratina no córtex e o realinhamento de cutículas. Para este trabalho também devemos contar com o auxílio de um profissional qualificado. Não devemos esquecer que é de suma importância uma alimentação rica em vitaminas, sais minerais, proteínas, fibras e água, beba muita água.

Visagismo:BY KIKO PEGORARO

Visagismo: Criação da identidade pessoal

Ter um estilo próprio vai além da moda. Não adianta querer ter o corte ou a coloração do cabelo de determinada celebridade se aquele modelo não combina com seu estilo.
Descobrir o look que combina com cada personalidade também não significa que a moda será deixada de lado, pelo contrário, mostra que nos preocupamos em mostrar aquilo que temos de melhor e sabemos trazer a tona o que nos faz ser unicos e especiais.
Mas o que tem o visagismo a ver com isso?
Tudo!
Antes de escolher um corte de cabelo, uma coloração, o design das sobrancelhas e até mesmo a maquiagem, é preciso analisar o físico da pessoa, levando em conta o formato do rosto, as feições, o gestual, a cor da pele e também considerar a personalidade, a profissão e os gostos pessoais.
A imagem da pessoa fala por ela mesma e por isso o visagismo não se prende a padrões. A preocupação é valorizar os pontos fortes e adaptar a moda ao estilo de cada um.
Quantas vezes você olhou para uma pessoa e de repente não simpatizou com essa pessoa?
Já aconteceu inúmeras vezes não? E será que você já se perguntou porque isso acontece? As pessoas criam uma série de explicações que incluem desde motivos mistícos como “diferenças de energia” passando pelo clássico “não fui com a cara de fulano tal”.
Mas, será que a imagem da pessoa em questão não foi o grande vilão desta história?
Será que talvez o fato das linhas desta pessoa não se adequarem a você, fez com que você não simpatizasse com esta pessoa? O que tudo isto tem em comum? Tudo, mas absolutamente tudo que olhamos é formado por alguns tipos basicos de linhas.
Na natureza encontraremos quatro tipos basicos de linhas que mesclam e formam outros tantos tipos.
E o que a sua imagem pessoal tem a ver com isso?
Muito, levando em consideração que se você se olhar no espelho agora verá um conjunto harmônico de linhas, poderá perceber que o nariz as vezes é triangular, que os olhos são redondos e que muitas vezes temos testa, sombrancelha e algumas outras partes do rosto retas.
Mas, deixe me entender, como as linhas influenciam no que a gente vê?O visagismo começou a ser desenvolvido a partir de 325 D.C com Hipocrates e graças a pesquisa de alguns brilhantes neurologistas, o estudo de renomados psicólogos como Carl G. Jung e de pessoas como Fernand Aubry (o criador do termo visagismo), hoje sabemos que nosso cérebro processa as informações de forma muito peculiar e sabemos que reage a estimulos visuais graças a determinadas áreas.
Recentemente foi descoberto que no cerebro humano existe uma aréa especifica apenas para processar primeiras impressões e sentimentos relativos a essas impressões e essa aréa leva apenas vinte segundos para isso.
Próximo ao Hipotálamo existe uma parte do cérebro chamada amigdala a qual tem como função, processar as reações do cérebro, em relação as chamadas informações primitivas, que foram transmitidas atráves da informação genética de geração em geração.
Opa! Não entendi absolutamente nada do que você falou…
Vamos explicar de uma forma mais fácil:Durante milhares de anos, o ser humano tem se deparado com uma série de obstáculos, predadores naturais e sensações estimulantes, atráves da associação de todas essas linhas com o sentimento que elas produziram, o cérebro aprendeu a ter determinadas reações diante de certos estimulos visuais.
Observando essa interação do homem com o meio, Jung interpretou os simbolos e criou um conceito psicologico desta relação e atráves deste conceito nascia o Visagismo. Visage é uma palavra francesa que significa rosto, face e o sufixo "ismo" quer dizer estudo.
Dai temos o visagismo como estudo da face. A gente reconhece uma pessoa pelo rosto dela, não pelas mãos nem pelos pés, mas pela face. Dai o rosto ser considerado ponto chave para uma analise da identidade visual.
Para poder criar o senso da imagem pessoal precisamos ter em mente que as linhas são o fator principal para nossa analise e que C.G.Jung dividiu estas linhas em quatro de acordo com as emoções que elas transmitem.
Linhas de força:
são as linhas retas, horizontais ou verticais geralmente simbolizam a força ou barreira. Manifestam-se em rostos retangulares, sobrancelhas retas, queixo quadrado, entre várias outras características.
Linhas de movimento:
aquelas linhas inclinadas,que se movimentam e mudam de direção,são chamadas de linhas de movimento. Podemos observar em rostos triangulares, hexagonais, sobrancelhas arqueadas, queixo triangular, etc..
Linhas onduladas:
como o nome diz são as linhas onduladas, sinuosas. Encontradas geralmente em rostos ovais,em linhas finas nos lábios e sombrancelhas, queixos retraidos e mais algumas características.
Linhas redondas:geralmente tem perfil bastante redondo tanto em olhos,rosto e outras linhas. São típicas das pessoas chamadas de “bonachões”.
É importante tambem saber avaliar qual parte do rosto é dominante nesta pessoa, se é o lado intuitivo, emocional ou racional. Com base nestas avalições poderemos determinar como trabalharemos a imagem desta pessoa.
Se em tudo que vemos existe linhas então no nosso rosto temos vários tipos de linhas e o cabelo por si só é um atenuador ou acentuador do que essas linhas tem para dizer.
Além disto temos por base, o fato que geralmente mostramos aquilo que esta dentro de nós. Por isso dizemos que o conceito do visagismo existe para equilibrar aquilo que vemos/mostramos, com o que sentimos.
Quantas vezes você viu um juiz com os cabelos cacheados jogados ao vento como um surfista?
Quantas vezes você viu uma noiva com um vestido preto reto e sem detalhes? Posso dizer que raras vezes isso acontece nos chocamos um pouco. Justamente pelo fato de que como nos vestimos, cortamos o cabelo e até nos mexemos dizem muito sobre nós.