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terça-feira, 31 de maio de 2011

Marketing para salão de beleza - BY CARLA MACEDO

Não existe fidelização de clientes sem relacionamento!





Atender com excelência é algo que já não se considera um diferencial. Todo profissional de beleza que se preze está sempre se atualizando quanto às técnicas e tecnologias para deixar suas clientes cada vez mais bonitas e estilosas, portanto, como diferenciar-se e firmar seu espaço no mercado?
Estamos na era do relacionamento. Você conhece cada uma de suas clientes pelo nome? E aquela que acabou de sentar na sua cadeira e você só ouviu o nome uma vez? E a que retornou de um serviço que fez há um, dois meses.

O relacionamento com clientes deve se estender além daquelas freqüentadoras assíduas, mas também para as novas clientes, para que estas se tornem assíduas também.
Conhecê-la, lembrar de seu aniversário ou ainda reconhecer seu tempo de cliente do salão são ações básicas que todos sabem como é importante, mas poucos se organizam devidamente para fazê-lo.

Para começar, vamos entender o que quer dizer relacionamento.
Relacionamento é o ato de relacionar-se. Ato este que só acontece quando existem pelo menos duas pessoas com interesses comuns, uma pela outra, fundamentado pela confiança, ou seja, um cabeleireiro com o conhecimento técnico, a cliente com o valor monetário, o interesse e a confiança recíproca.
Um relacionamento se consolida por meio da comunicação, quero dizer, um relacionamento não se solidifica se você tem que se apresentar a pessoa todas as vezes que ela aparece, como se fosse a primeira vez, com perguntas básicas, sem se lembrar de quem ela é.
Em outras palavras, o relacionamento sólido é fundamentado por um diálogo contínuo, uma conversa que se engancha na outra, para que a cliente se sinta cada vez mais à vontade, goste de estar ali e tenha vontade de voltar. 


Atualmente existem ferramentas que gerenciam o salão e oferecem o suporte a este relacionamento por meio da gestão de informações, mas até os salões mais simples podem se organizar para registrar as informações mais importantes de cada cliente em uma planilha de Excel, uma agenda, que seja... E se disciplinar a recorrer a este material sempre que a cliente retorna, tanto para verificar os serviços realizados, mas também lembrar-se que ela tem uma filhinha que se chama Bárbara... ou ainda um cachorro Luke... ou que está prestando vestibular, ou que vai fazer uma viagem.... Enfim, qualquer informação que ela tenha compartilhado com o profissional em seu primeiro atendimento e que ficará feliz em ser reconhecida e lembrada.
É muito difícil para o ser humano recordar todas as informações, cliente a cliente, por isso é importante contar com recursos que ajudem a dar continuidade a esta conversa.
Este é o primeiro passo para fidelizar clientes, pois não existe fidelidade sem relacionamento.

Um comentário:

  1. Oi!
    PORFAVOR CONTO COM SUA AJUDA, TIVE PROBLEMAS COM MEU BLOG...
    CONTO COM A SUA COLABORAÇÃO PARA ME SEGUIR NOVAMENTE...
    EU JÁ SIGO O SEU!!!
    OK?
    OBRIGADA.. DESDE JÁ!

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