Follow by Email

sábado, 28 de maio de 2011

TUDO SOBRE PH

Qual é o grande vilão das formulações cosméticas ?
O SAL ou o pH dos produtos?



O pH dos produtos é o agente chave para que uma fórmula tenha devida eficácia e não prejudique a pele e os cabelos.

O sal (NaCl) é apenas um espessante (agente que deixa a formulação mais densa) que ao entrar em contato com a água se dissolve facilmente.

O pH representa o potencial hidrogeniônico de uma fórmulação. Indica se a fórmula é ácida, básica ou neutra.

Em uma escala que vai de 0 à 14 sendo que as fórmulas ácidas (pH menor que 7), fórmulas neutras (pH igual a sete), fórmulas básicas (pH maior que sete).

Abaixo encontramos algumas soluções usualmente conhecidas e os seus respectivos pHs.
Vermelhos são os acidos com menores pHs.
Verdes são os mais próximos do neutro.
Azuis  são os mais básicos (alcalinos).



Entendendo melhor sobre pH das fórmulas:

pH dos Shampoos = Deve ser o mais próximo possível do pH do couro cabeludo, ou seja, numa faixa de 4,5 e 5.5. Geralmente os bons shampoos apresentam pH por volta de 5 até 6. Desta forma eles conseguem promover uma limpeza suave sem agredir os fios removendo a cobertura lipídica  e a queratina essencial para saúde dos fios. Shampoos muito básicos por volta de 7 ou mais são mais agressivos (shampoos anti-resíduos ou shampoos para cabelos muito oleosos).

Lembre-se produtos alcalinos como hidroxido de sódio e amônio são muito utilizados para modificar a estrutura dos fios em relaxamentos e alisamentos. Eles promovem a abertura das cutículas para os ativos alisantes penetrarem nos fios. Por isso fuja de produtos que apresentem pH maior que 7.

pH dos Condicionadores = Deve ser compatível com a queratina dos fios, por volta de 4,5 e 5,5.ou seja, ligeiramente ácido. Os condicionadores existem para repôr a gordura natural e necessária que foi retirada com o shampoo, evitando que o cabelo embarace. O ph levemente ácido (por volta de 4,5) fecha as cutículas dos fios e retêm a hidratação no interior dos mesmos.

Lembre-se que tanto o shampoo e o condicionador devem ser retirados em sua totalidade dos fios. Resíduos deixam os fios pesados e opacos.

pH de formulações para pele : pH da pele é neutro.A pele sob condições normais apresenta pH 6. Sabões na sua grande maioria apresentem pH básico (alcalino) responsável por remover o excesso de olesidade e sebo se utilizados em demasia podem deixar a pele áspera. Existem alguns produtos com aditivos ácidos como o ácido salicílico muito utilizado como esfoliante para pele.

O quê quer dizer pH fisiológico?

O pH é dito fisiológico quando é igual ao pH da pele ou do cabelo.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário