sábado, 28 de maio de 2011

TUDO SOBRE PH

Qual é o grande vilão das formulações cosméticas ?
O SAL ou o pH dos produtos?



O pH dos produtos é o agente chave para que uma fórmula tenha devida eficácia e não prejudique a pele e os cabelos.

O sal (NaCl) é apenas um espessante (agente que deixa a formulação mais densa) que ao entrar em contato com a água se dissolve facilmente.

O pH representa o potencial hidrogeniônico de uma fórmulação. Indica se a fórmula é ácida, básica ou neutra.

Em uma escala que vai de 0 à 14 sendo que as fórmulas ácidas (pH menor que 7), fórmulas neutras (pH igual a sete), fórmulas básicas (pH maior que sete).

Abaixo encontramos algumas soluções usualmente conhecidas e os seus respectivos pHs.
Vermelhos são os acidos com menores pHs.
Verdes são os mais próximos do neutro.
Azuis  são os mais básicos (alcalinos).



Entendendo melhor sobre pH das fórmulas:

pH dos Shampoos = Deve ser o mais próximo possível do pH do couro cabeludo, ou seja, numa faixa de 4,5 e 5.5. Geralmente os bons shampoos apresentam pH por volta de 5 até 6. Desta forma eles conseguem promover uma limpeza suave sem agredir os fios removendo a cobertura lipídica  e a queratina essencial para saúde dos fios. Shampoos muito básicos por volta de 7 ou mais são mais agressivos (shampoos anti-resíduos ou shampoos para cabelos muito oleosos).

Lembre-se produtos alcalinos como hidroxido de sódio e amônio são muito utilizados para modificar a estrutura dos fios em relaxamentos e alisamentos. Eles promovem a abertura das cutículas para os ativos alisantes penetrarem nos fios. Por isso fuja de produtos que apresentem pH maior que 7.

pH dos Condicionadores = Deve ser compatível com a queratina dos fios, por volta de 4,5 e 5,5.ou seja, ligeiramente ácido. Os condicionadores existem para repôr a gordura natural e necessária que foi retirada com o shampoo, evitando que o cabelo embarace. O ph levemente ácido (por volta de 4,5) fecha as cutículas dos fios e retêm a hidratação no interior dos mesmos.

Lembre-se que tanto o shampoo e o condicionador devem ser retirados em sua totalidade dos fios. Resíduos deixam os fios pesados e opacos.

pH de formulações para pele : pH da pele é neutro.A pele sob condições normais apresenta pH 6. Sabões na sua grande maioria apresentem pH básico (alcalino) responsável por remover o excesso de olesidade e sebo se utilizados em demasia podem deixar a pele áspera. Existem alguns produtos com aditivos ácidos como o ácido salicílico muito utilizado como esfoliante para pele.

O quê quer dizer pH fisiológico?

O pH é dito fisiológico quando é igual ao pH da pele ou do cabelo.
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Lucky Club - Online Casino website by Lucky Club
    Lucky Club. Lucky Club. This website uses cookies and will be used luckyclub to provide you with the best online experience you can have on your website. Read more.

    ResponderExcluir